Entenda a relação entre a saúde bucal com a saúde do seu corpo como um todo.
Você sabia que os cuidados com sua higiene bucal, aí de casa mesmo, podem evitar problemas e proporcionar mais segurança e tranquilidade até sua próxima consulta ao dentista? E mais: sabia que com uma boa condição de saúde bucal, seu risco de adoecer diminui?
Como isso é possível? O que uma coisa tem a ver com a outra?
Nossa boca não está separada do restante do corpo. O sangue que passa em nossos dentes e gengivas é o mesmo que circula pelo nosso coração, vai até a ponta do pé e volta à nossa boca. Ou seja, qualquer quadro bucal de inflamação ou infecção pode deixar você mais suscetível a doenças e trazer complicações sistêmicas.
Por isso, é muito importante manter uma boa higiene bucal, que envolve pelo menos três escovações por dia (usando pasta de dente com flúor) e o uso do fio dental. Sabia que, por melhor que você escove os dentes, se você não passar o fio 40% do seu dente continuará sujo, trazendo risco de cáries e gengivite? Sim, isso é verdade, já que a escova não consegue limpar os espaços entre os dentes.
E por falar em gengivite...
Esteja sempre atento à saúde das suas gengivas. Gengiva saudável não sangra. Se você perceber que sua gengiva está sangrando ao comer, escovar os dentes, passar o fio ou até mesmo sem nenhum estímulo, é um sinal de que ela está inflamada e você precisa melhorar sua higiene, ok?
Lembre sempre que a saúde começa pela boca, e por isso uma atenção especial à saúde bucal também deve ser priorizada.
Cuide-se. Sua saúde é importante para você e para as pessoas que você ama!
Por Dr. João Piscinini, da Neodent.
Se tiver dúvidas, procure seu dentista.