Bruxismo: o que é e como tratar?

O bruxismo é o ato involuntário de ranger ou apertar os dentes durante o sono, que pode gerar um desgaste dos dentes e até mesmo dos ossos, gengivas e da ATM, que é a articulação que fica próxima ao ouvido e ajuda a gente a abrir e fechar a boca. Acontece à noite, durante o sono, e muitos pacientes usam placas de acrílico para evitar o atrito entre os dentes.

Os tratamentos para o bruxismo são diversos e variam de acordo com a intensidade e frequência com que a condição é apresentada em cada paciente. Por isso, é importante que ao identificar sintomas como o tensionamento dos músculos do rosto, principalmente ao acordar, as pessoas busquem o atendimento de um dentista para uma avaliação e planejamento de um tratamento adequado.

Já é comprovado que, entre outros fatores, situações de ansiedade, estresse e outros problemas psicológicos estão relacionados ao aparecimento do bruxismo. As emoções interferem na saúde bucal e, portanto, medo, ansiedade, depressão e angústia são alguns dos fatores psicológicos que podem fazer com que o paciente involuntariamente aperte os dentes em um momento de estresse e tensão, tornando-o mais suscetível ao bruxismo.

Praticar atividades físicas e ter momentos de lazer e relaxamento podem ajudar a diminuir os níveis de estresse e ansiedade, contribuindo para a prevenção do bruxismo. Ações simples como respirar fundo e ouvir uma boa música fazem total diferença na correria do dia a dia e proporcionam uma sensação de bem-estar, tanto para o corpo quanto para a mente. 

Por Dr. João Piscinini, da Neodent.

 

Se tiver dúvidas, procure seu dentista.