A cárie é uma doença contagiosa?
A cárie é uma doença que causa a destruição dos tecidos do dente através de um ácido, liberado por bactérias que moram em nossa boca quando elas consomem o açúcar que fica sobre os dentes. É por isso que muitas pessoas acreditam se tratar de uma doença transmissível, pelo fato de envolver um microrganismo. Mas isso está errado.
A cárie não é contagiosa.
Essas bactérias fazem parte do nosso corpo. Todos nós as possuímos, o que significa que não existe problema algum em uma pessoa “transmiti-la” a outra. Elas têm na verdade a função de nos proteger, vivendo em equilíbrio com nosso corpo, e só se tornam perigosas quando ingerimos grandes quantidades de açúcar e não mantemos uma boa higiene bucal, deixando esse açúcar acumulado e livre para a bactéria consumir e produzir o ácido. Ou seja, o microrganismo não é um fator suficiente para que a doença aconteça.
E por que é importante que eu, paciente, saiba disso?
Porque o primeiro passo para prevenir a cárie é compreender que ela é uma doença comportamental, que para se desenvolver depende dos seus hábitos alimentares e da sua higiene, e que preveni-la só depende de você, mantendo um consumo controlado de açúcar (carboidratos em geral), uma boa escovação (com pasta dental contendo flúor) e o uso diário do fio dental.
Por isso, visitar o dentista regularmente é fundamental. Nas consultas você pode receber orientações de dieta, aprender a melhorar sua escovação e ter diagnósticos precoces. O tratamento da cárie, assim como de qualquer outra doença, é muito mais simples quando realizado em seu início.
MAS LEMBRE-SE: A prevenção é sempre o tratamento mais barato e confortável, então ter o autocuidado em dia é a melhor opção!
Por Dr. João Piscinini, da Neodent.
Se tiver dúvidas, procure seu dentista.